A Estratégia do Oceano Azul
Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante.
publicado em 08 de outubro de 2015
por Marco Fontaneti
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PRIMEIRA PARTE DO RESUMO DO LIVRO “A Estratégia do Oceano Azul - Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante.”, de Renée Mauborgne e W. Chan Kim.
Livro fundamental para entendimento de posicionamento, inovação e
estratégia de negócios. Recheado de referências e exemplos práticos,
este livro é essencial para quem quer pensar fora da caixa e inovar.
Para um estudo mais aprofundado, com os gráficos das matrizes de valor, os exemplos reais e estudos de caso, RECOMENDO a compra e leitura do livro na íntegra. Vai abrir sua cabeça e te encher de ideias boas para sua empresa.
Mas vou apontar aqui as principais sacadas do livro.
A Estratégia do Oceano Azul
A ideia central do oceano azul é de que, para vencer, as empresas devem parar de competir umas com as outras. Em vez de superar as concorrentes, elas devem tornar a concorrência irrelevante.
Imagine o mercado como sendo composto de dois oceanos. Os oceanos vermelhos e os oceanos azuis.
O oceano vermelho é formado pelos setores já conhecidos e existentes, onde as fronteiras e as regras são conhecidas e aceitas, onde cada empresa tenta superar suas rivais para abocanhar a maior fatia possível da demanda existente. Com cada vez mais concorrentes, as margens diminuem, os produtos e serviços se transformam em commodities e a briga aumenta, como tubarões lutando por um pedaço de carne, deixando a água vermelha de sangue.
O oceano azul, ao contrário, é formado por espaços de mercado inexplorados ou até mesmo desconhecidos. Nestes espaços a demanda é criada (ou descoberta) pela empresa, há poucos concorrentes, as regras ainda estão indefinidas e o lucro e o crescimento são altos. As águas ainda estão intactas, azuis.
Sempre será importante navegar com sucesso nos oceanos vermelhos, superando os rivais. Esta é uma realidade inevitável no mundo dos negócios.
Mas com a oferta cada vez mais superando a demanda, as empresas precisam ir além da competição no oceano vermelho, elas precisam desbravar novas oportunidades de crescimento e de lucro, criando seus próprios oceanos azuis.
Então, bem-vindo à Estratégia do Oceano Azul ! =)
O impacto da criação de oceanos azuis
Para entender a validade desta ideia, vamos ver alguns números.
Um estudo sobre lançamentos de novos negócios por mais de 100 empresas, demonstrou o seguinte:
86% dos lançamentos foram em oceanos vermelhos, porém estes responderam por somente 62% do aumento da receita e somente por 39% do aumento do lucro. Já os 14% dos lançamentos em oceanos azuis foram responsáveis por 38% do aumento da receita e por 61% do aumento dos lucros.
Legal, né?
Inovação de Valor
A pedra angular da estratégia do oceano azul é a inovação de valor.
Mas o que é inovação de valor? É quando a empresa consegue afetar favoravelmente dois pontos: sua estrutura de custos e sua proposta de valor para os compradores. O resultado é: menor custo para a empresa e maior valor para o comprador.
Em outro texto, vamos explicar melhor a sequência estratégica correta para gerar uma inovação de valor. Por enquanto, devo dizer que, primeiro: menor custo não significa menor preço e, segundo: não será o custo que definirá o preço.
Oceano Vermelho x Oceano Azul
Para entender melhor a diferença entre as duas estratégias, veja este resumo comparativo.
Oceano Vermelho: Competir nos espaços de mercado existentes.
Oceano Azul: Criar espaços de mercado inexplorados.
Oceano Vermelho: Vencer os concorrentes.
Oceano Azul: Tornar a concorrência irrelevante.
Oceano Vermelho: Aproveitar a demanda existente.
Oceano Azul: Criar e capturar a nova demanda.
Oceano Vermelho: Exercer o trade-off valor x custo.
Oceano Azul: Romper o trade-off valor x custo.
Oceano Vermelho: Optar entre diferenciação ou baixo custo.
Oceano Azul: Optar por diferenciação e baixo custo.
Ferramentas e Modelos de Análise
O livro ensina a usar duas ferramentas muito, mas muito interessantes e práticas: a Matriz de Avaliação de Valor e a Matriz das Quatro Ações (eliminar - reduzir - elevar - criar).
Elas são sensacionais e dedicaremos um post somente para falar delas, em breve.
Os 6 Princípios da Estratégia do Oceano Azul
E para finalizar, estes são os seis princípios que devem ser aplicados para criar um oceano azul:
1) Reconstrua as fronteiras do mercado.
2) Concentre-se no panorama geral, não nos números.
3) Vá além da demanda existente.
4) Acerte a sequência estratégica.
5) Supere as principais barreiras organizacionais.
6) Introduza a execução na sua estratégia.
Não detalharei estes princípios agora, também vamos escrever um post só para falar deles, mais tarde.
Vamos ficar por aqui hoje, nesta pequena introdução.
E nos próximos textos, conforme prometi, vamos falar um pouco sobre as ferramentas e modelos de análise (matriz de valor, matriz das 4 ações) e depois sobre a formulação da estratégia em si (a aplicação dos seis princípios).
Até lá!
[Texto escrito por Marco Fontaneti, consultor da Pratza Websites, publicado em 08/10/2015.]