Sites Responsivos

Seu site funciona bem no celular?

publicado em 30 de junho de 2015
por Marco Fontaneti
1740 visualizações



Hoje a internet é acessada pelos mais variados dispositivos: via desktops e notebooks com telas que vão de 13" a 24", por tablets e smartphones com telas menores, entre 3" e 10", mas que permitem ainda visualizar o site na horizontal ou na vertical.



Websites com layouts rígidos não fazem mais sentido. Seu website não precisa ser igual em todos os dispositivos. O que ele precisa é gerar uma experiência igualmente funcional e agradável em todos eles.

Alguns pontos a considerar:

• Verifique o percentual de pessoas que acessa seu site com cada tipo de dispositivo e cada tamanho de tela.

• Considere ocultar ou deixar em segundo plano o que for de pouco valor ou de difícil utilização para quem está acessando o site pelo celular, por exemplo.

• Considere também que o objetivo de quem acessa via celular pode ser bem diferente do objetivo de quem vai acessar no desktop.

• Lembre que telas sensíveis ao toque exigem botões, textos e elementos grandes, destacados e bem espaçados para facilitar a navegação e os cliques.

• O tamanho e formato reduzido das telas menores de tablets e celulares pede um arranjo visual diferente do que para as telas maiores dos computadores e notebooks.

• Disponibilize ferramentas que permitam ao visitante interagir facilmente com o site, em diversos tipos de dispositivos.

O conceito de web design responsivo é um grande aliado no desenvolvimento de sites projetados para entregarem uma boa experiência em qualquer dispositivo.

 

Quero meu site responsivo agora!

 

[Texto escrito por Marco Fontaneti, consultor da Pratza Websites, publicado em 30/06/2015.]