12 dicas para seu site aparecer na primeira página do Google

Práticas de SEO para aplicar em seu site

publicado em 24 de junho de 2015
por Marco Fontaneti
3212 visualizações



De que adianta ter um bom site se ele não é encontrado por seu público?

Bom, adianta sim, mas se o objetivo é captar novos clientes, o melhor é fazer o site desde o início com as técnicas de SEO (Otimização para Sites de Busca) em mente, para que ele não vire uma agulha num palheiro.

Aqui na Pratza Websites, somos frequentemente procurados por empresas com sites que não aparecem bem nas buscas.

A boa notícia é que é possível aplicar técnicas de SEO para conquistar um lugar de destaque na primeira página do Google.

Veja alguns pontos importantes para se levar em consideração:

1) Configure o Google Analytics no site. Assim você consegue analisar de onde vem os visitantes, quantos são, seu perfil e como se comportam no seu site. Ele te dá pistas do que pode ser feito para melhorar o site e melhorar sua colocação nas buscas.

2) Cadastre-se no Google Meu Negócio / Google Maps. Se seu negócio é local, isto vai facilitar ser encontrado nas buscas com contexto de localização.

3) Atenção ao texto! Transcreva todo o texto do seu site (sem as imagens) e peça para alguém ler. Pela leitura do texto é possível identificar facilmente o que sua empresa faz, quais serviços presta e quais produtos vende? Caso não, reescreva tudo até ficar claro, usando as palavras que seu cliente usaria.

4) Faça um site amigável para mecanismos de busca. Em conformidade com os padrões web e em dia com as melhores práticas do mercado. Usar corretamente tag e metatags, uma boa redação para web, inteligência no uso de links internos e externo, são alguns exemplos do que deve ser considerado.

5) Mais importante, faça um site amigável aos seus visitantes. Construa o site de forma que os visitantes consigam a informação que desejam de forma clara, rápida e objetiva. Isto é usabilidade, arquitetura da informação, UX Design.

6) Tenha conteúdo de qualidade e relevante para seu mercado. Na web, conteúdo é rei. Tenha um blog no seu site. É importante produzir conteúdo de qualidade. Saiba para quem está escrevendo e por que. É fundamental pesquisa, boa redação e técnicas de redação específicas para web. Seja útil, agregue conhecimento, capacite seu público a tomar boas decisões.

7) Conecte o conteúdo utilizando links internos (para outras páginas do seu site) e externos (para outros sites). Conecte seu conteúdo, mas sem exageros. Conecte-se dando fontes e referências. Seja referenciado e referencie outros sites bacanas da área, por clientes, por fornecedores.

8) Compartilhe e facilite o compartilhamento da informação do site nas redes sociais. Além de postar conteúdo do site no Facebook, LinkedIn e Google+, implemente botões de compartilhamento e comentários para que os visitantes possam eles mesmos compartilhar e comentar. Leve as pessoas do site para as redes sociais e das redes sociais para o site. Isso tudo aumenta a quantidade de links para seu site e o número de visitas também. E assim aumentam as chances de aparecer mais vezes e melhor posicionado nos resultados das buscas.

9) Atualize seu site com frequência. Os visitantes vão achar que a empresa fechou se o site estiver desatualizado ou sem novidades, não é mesmo? E o Google também! Sim, informações recentes e frequentemente atualizadas são valorizadas pelo site de busca.

10) Tenha um site responsivo. A tendência é que sites que se adaptem melhor a tablets e celulares fiquem melhor posicionados nas buscas. Mas além disso, de forma geral, sites modernos e em dia com as tecnologias tem sido favorecidos.

11) Continue otimizando, sempre. Os algoritmos de classificação do Google mudam de tempos em tempos. Por isso, você não pode se acomodar.

12) Esta dica não é de SEO, mas vale dizer. Não descarte anunciar no Google Ads. Principalmente se sua empresa é local, ou se você quer conquistar resultados em determinadas regiões específicas, vale muito a pena.

Quero colocar estas dicas em prática agora!


[Texto escrito por Marco Fontaneti, consultor da Pratza Websites, publicado em 24/06/2015, atualizado em 26/01/2021.]