Dicas para deixar seu site mais rápido

Como reduzir o tempo de carregamento do seu site.

Dicas    15 de AGOSTO de 2016  
  Marco Fontaneti    2503





Dicas para deixar seu site mais rápido: 

1) Utilize imagens nas dimensões adequadas. As imagens do site devem ter dimensões não maiores que o necessário. Se não precisa dar um zoom detalhado na imagem, ela não precisa ser muito grande, não é mesmo?

2) Salve imagens com tamanho otimizado. Para fotos, recomendamos formato JPEG qualidade 60 e para gráficos ou imagens transparentes o formato PNG, ambas com 72dpi. Você pode gerar estas imagens com a opção "Save For Web and Devices" do Photoshop. Ou use um gerenciador CMS que faça isso pra você. 

3) Use os recursos de Apache para compactação de arquivos (gzip compression), assim você diminui o tempo de transferência entre o servidor e o navegador, ao reduzir em até 70% o tamanho dos dados enviados ao visitante. Para arquivos em PHP, você vai precisar mudar também uma diretiva no seu arquivo de configuração (php.ini). 

4) Use os recursos de cache do Apache (expires headers) para os arquivos que não mudam muito, por exemplo JavaScript, imagens e CSS. Isso traz dois benefícios: evita baixar um arquivo que já está no navegador do visitante e evita inclusive a solicitação deste arquivo ao servidor. 

5) Hospede seu site num bom servidor dedicado no BrasilEmbora seja coisa de segundos ou até milissegundos, quanto mais perto fisicamente, a resposta tende a ser perceptivelmente mais rápida. Por exemplo, o tempo de resposta dos servidores cloud da Pratza chega a ser pelo menos 5 vezes mais rápido que de um servidor nos Estados Unidos. 

6) Utilize um sistema de cache ou proxy reverso no seu servidor web (Nginx, Varnish, Apache Booster, entre outros). Isso é especialmente útil quando seu site está bombando. A ideia geral é que ele evita abrir um processo para cada solicitação de página, ou seja, se num dado momento houver mil pessoas acessando a mesma página no seu site, em vez de abrir mil processos e sobrecarregar o servidor, ele usaria o mesmo processo para distribuir esta página mil vezes. 

7) Use recursos externos com moderação (Google Maps, Google Fonts, Plugins do Facebook e Instagram, códigos de rastreamento Ads, Analytics, Pixel, entre outros), pois eles podem "segurar" o carregamento do seu site enquanto estão puxando as informações destes sites externos para montar sua página. 

8) Utilize efeitos de animação com moderação. Efeitos exagerados de JavaScript e CSS podem sobrecarregar o navegador ou o processador do dispositivo que está acessando o site. 

9) Considere ter seu site em PHP + HTML + Javascript + CSS puro em vez de um site em Wordpress. Nossa experiência com muitos sites de clientes é que o site em HTML puro sempre bate o site em Wordpress nas métricas de velocidade de carregamento (conseguir um 100 no PageSpeed, por exemplo).

10) Mas se seu site é em Wordpress, use um plugin de cache. No Wordpress é praticamente impossível ter um carregamento rápido sem utilizar um bom plugin de cache, que reduz o tempo de resposta ao servir versões estáticas das páginas do site. 

 

Quero um site rápido agora!

 

[Texto escrito por Marco Fontaneti, consultor da Pratza Websites, publicado em 15/08/2016 e atualizado em 04/02/2021.]




Gostou? Veja mais artigos da categoria Dicas
ou sobre Tudo Sobre SitesWebsitesSEOOtimização SEO




pratza

Especialista em Sites,
desde 2008.


Mais que um fornecedor,
um Parceiro de Negócios.


Como podemos ajudar?

2021 Pratza Websites   
   desenvolvido pela pratza