Site ou página no Facebook e perfil no Instagram?

O que é melhor para o seu negócio?

publicado em 26 de novembro de 2015
por Marco Fontaneti
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O Facebook tem mais de 80 milhões de usuários no Brasil e segundo pesquisas, o brasileiro passa em média 29 horas por mês na internet, sendo que 13 horas são navegando em redes sociais, como Facebook (fonte: comScore, 2014-2015).

O Instagram tem mais de 95 milhões de usuários no Brasil (fonte: We Are Social + Hootsuite, 2020).

Devido a este grande alcance e diante das inúmeras possibilidades oferecidas pelo Facebook para as empresas, além de ser "de graça", é possível que você já tenha se perguntado: não é melhor ter uma página no Facebook e um perfil no Instagram em vez de um site?

E a resposta para essa pergunta é bem simples: você pode (e até deve) ter uma página de negócios no Facebook e um perfil no Instagram, mas não, isso não substitui um site.

As contas nas redes sociais e um website tem propósitos diferentes e os dois podem ser combinados para uma presença digital mais forte, mas uma não substitui a outra.

Alguns motivos pelos quais não é uma boa ideia substituir um site pela página no Facebook / perfil no Insta são:

• O Facebook (que também é o dono do Instagram) é uma empresa e pode mudar as regras a qualquer momento. Na realidade, os algoritmos do Facebook mudam com frequência, alterando o alcance das suas publicações e praticamente obrigando você a pagar (por curtidas, por impulsionamento dos posts) para ser realmente visto pelos seus seguidores. Isso não acontece com o seu site, no qual você tem controle sobre o conteúdo e pode trabalhar técnicas de SEO para melhorar o posicionamento para quem busca por seus produtos ou serviços.

• Muitos escolhem ter um perfil empresarial nas redes sociais porque eles são gratuitos, enquanto que para ter um bom site terão de pagar pelo desenvolvimento, hospedagem e manutenção. Mas o Facebook/Instagram não é tão grátis assim. Como falamos acima, o alcance orgânico das suas publicações está diminuindo, o que obriga as empresas a pagar para ter as suas publicações vistas por mais pessoas. Além disso, para que você tenha uma boa base de fãs (curtidas e seguidores), muitas vezes também terá de pagar por isto.

• A intenção das pessoas nos dois ambientes é diferente. Quando alguém procura por algo no Google ou em outros buscadores, é porque existe a intenção de saber mais sobre esse produto ou serviço. No Facebook e no Instagram, a atenção é dividida entre fotos, publicações de amigos, de outras marcas e outros estímulos.

Um site é para sempre. As redes sociais podem mudar e perder a importância com o passar do tempo, umas somem (lembra do Orkut?), outras surgem (WhatsApp, TikTok) mas um site continuará existindo independente de qual seja a  plataforma de maior sucesso no momento.

• Um site te dá mais liberdade sobre o que, quando e como publicar. Também permite você organizar e arquivar seu conteúdo da forma que considera melhor, para que os visitantes encontrem o que estão procurando no momento que desejarem, seja no site, seja pelo Google. No Facebook e no Instagram não é tão fácil, nem tão claro, organizar e buscar conteúdos que você publicou.

• O endereço do seu site pode ser usado como o endereço central para informações de sua empresa. Tanto num anúncio em outdoor, jornal, tv, internet ou rádio como em uniformes, equipamentos e na adesivação da sua frota, fica fácil passar o endereço do seu site como ponto de partida para o cliente obter mais informações sobre você. Mesmo que um perfil em rede social possa ter fácil memorização em alguns casos, nem sempre você conseguirá um bom endereço nem terá garantia de que ele nunca vai mudar.

Por isso, dependendo do seu negócio, é sim muito interessante ter perfis nas redes sociais. Mas ter um site próprio continua sendo essencial para as empresas, principalmente as empresas B2B.

[Texto escrito por Marco Fontaneti, consultor da Praza Websites, publicado em 26/11/2015 e atualizado em 24/05/2021.]